Muitas pessoas já precisaram fazer fisioterapia para tratar um problema ou evitar que ele aconteça. Mas o que poucas sabem é que essas técnicas já começaram a ser utilizadas desde o início dos tempos de forma mais rudimentar. Por exemplo, o próprio hábito de esfregar a região dolorida do corpo com as mãos já pode ser considerada uma técnica que foi aprimorada ao longo dos anos.

Saiba um pouco mais sobre como a fisioterapia se desenvolveu, como chegou ao nosso país e quais os seus benefícios para a saúde.

Fisioterapia: onde tudo começou?

A fisioterapia começou a se tornar destaque no meio da saúde, de fato, durante o século XX, nas duas grandes guerras mundiais. Eram utilizados movimentos para ajudar os soldados que perderam partes do corpo. O fato é que eles precisam retornar para a sociedade e restaurar seus movimentos ou parte deles era necessário.

Os voluntários eram os responsáveis por realizar essa reabilitação, pois ainda não havia profissional de fisioterapia na época. Foi justamente nessa época que as técnicas se desenvolveram já que ficou clara a importância que essa ciência tinha, especialmente para a vida moderna.

Aqui no Brasil, esse conhecimento deu os seus primeiros passos dentro do território na década de 30 e os profissionais que realizam fisioterapia eram chamados de “Médicos da Reabilitação”. Os primeiros serviços foram ofertados na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo em 1929.

Após o envolvimento do Brasil na 2ª Guerra Mundial, muitos dos nossos soldados voltaram lesionados e o tratamento fisioterapêutico foi essencial para que eles pudessem retornar para uma normal ou quase isso em alguns casos.

A partir disso, a fisioterapia foi reconhecida como importante ciência e em 1951 foi criado o primeiro curso para a formação desses profissionais – considerados técnicos na época – e tinha a duração de apenas 1 ano.

O dia 13 de outubro é um marco para a fisioterapia devido ao fato de que nessa data, no ano de 1969, a profissão adquiriu diversos direitos e recebeu uma lei que regulamentava seu exercício, assim como ter o seu reconhecimento como curso de nível superior.

Especialidades nas quais a fisioterapia atua

Pouca gente sabe sobre a gama de especialidades nas quais a fisioterapia já atua e pode atuar. Muitos olham para esse profissional como um reabilitador de movimentos ligados à ortopedia: uma lesão na articulação, um osso quebrado, um problema de coluna, entre outros. Mas esses conhecimentos vão muito além da Fisioterapia Traumato-Ortopédica. Veja quais são as outras:

  •         Fisioterapia Dermato-Funcional (aplicada à estética e tratamentos da pele em geral);
  •         Fisioterapia Respiratória;
  •         Fisioterapia Esportiva;
  •         Fisioterapia Cardiovascular;
  •         Fisioterapia em Oncologia;
  •         Fisioterapia Aquática;
  •         Fisioterapia do Trabalho;
  •         Fisioterapia Neurofuncional;
  •         Fisioterapia em Saúde da Mulher;
  •         Fisioterapia em Terapia Intensiva;
  •         Fisioterapia em Gerontologia;
  •         Fisioterapia em Osteopatia;
  •         Fisioterapia em Quiropraxia;
  •         Acupuntura;

Essas são as especialidades autorizadas pelo Coffito (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional) que podem ser aplicadas pelos fisioterapeutas.

Os benefícios da fisioterapia para a nossa saúde

A fisioterapia é uma das áreas da saúde que visa a recuperação e reabilitação das pessoas. Ela atua no alívio das dores e também acelera o processo de recuperação diminuindo o processo inflamatório e agindo na causa do problema. Ela também evita, por exemplo, contraturas e encurtamentos nos casos de fraturas e queimaduras, algo que poderia limitar os movimentos.

Mas o fisioterapeuta não é apenas um profissional reabilitador, ele também trabalha na prevenção de doenças, evitando que elas se instalem. Assim, você deve procurar os serviços de fisioterapia independentemente de patologias.

Por exemplo, os conhecimentos em ergonomia podem evitar diversos problemas como a dor na coluna por conta da má postura na mesa de trabalho ou mesmo nos serviços da casa. O profissional pode te dar essas orientações e assim, você poderá utilizar essas medidas profiláticas simples, mas que fazem uma grande diferença no dia a dia.

 

Orgulho de ser fisioterapeuta

Ver que você fez parte da recuperação do paciente e conseguiu proporcionar a ele uma qualidade de vida melhor, com mais independência e saúde é algo que nos motiva a cada dia. Saber que você fez a diferença na vida daquela pessoa nos faz sentir um grande orgulho da profissão que escolhemos.

“O movimento é nossa arma e nossa arte, através dele nos fazemos ciência. Nele depositamos nossos sonhos de trazer à vida, o que sem vida parece estar”.

Gostou de saber um pouco mais sobre fisioterapia? Que tal, agora, saber mais sobre os benefícios do RPG?