O nosso dia a dia está cada vez mais corrido e deixamos de prestar atenção aos detalhes como, por exemplo, se a nossa postura está adequada, qual a altura da mesa ideal, se a cadeira está confortável, entre outros. Acontece que todos esses detalhes podem provocar as temidas dores na coluna. É melhor se prevenir!

A dor na coluna é responsável por muitos prejuízos para as empresas – por conta do afastamento dos funcionários – e é claro para a pessoa que sofre com a dor, que pode ficar incapacitada temporariamente sem poder exercer suas atividades da vida diária. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) esse problema atinge cerca de 80% das pessoas em todo o mundo.

Para evitar que essa patologia se instale, a ergonomia pode ser a sua melhor amiga. Conheça um pouco sobre o assunto e como essa ciência pode te ajudar!

O que é ergonomia?

A ergonomia é uma área do conhecimento que tem como objetivo adequar as condições laborais ao empregado. Apesar de estar intimamente relacionada com a empresa e o trabalhador, ela pode ser aplicada em qualquer lugar como a casa, por exemplo.

Essa ciência ajuda a manter o local de trabalho em condições mais adequadas ao funcionário. Desta forma, ele consegue ser mais produtivo e ter mais conforto para o exercício da sua função. Assim, a ergonomia também ajuda na prevenção de acidentes e de algumas patologias como a dor na coluna.

Como a ergonomia pode ajudar a evitar a dor na coluna?

Existem algumas técnicas que a ergonomia usa para melhorar as condições das atividades realizadas no dia a dia. São pequenas mudanças nos móveis, formas de se movimentar, entre outras que podem fazer toda a diferença. Vejamos agora quais são elas e como podem melhorar a sua saúde e prevenir os temidos problemas de coluna.

1. Altura da mesa

Para aqueles que passam a maior parte do dia sentados, à frente do computador, manter a postura é essencial. A nossa coluna tem uma curvatura natural que deve ser mantida todo o tempo. Quando não respeitamos a posição correta, dia após dia, sentimos dor. Essa é a hora de mudar essa postura.

A altura da mesa deve estar na mesma altura da sua cintura, mas como existem mesas dos mais diversos formatos e tamanhos, o ideal é que você tenha uma cadeira ajustável. Assim, ela pode ficar mais alta ou mais baixa de acordo com a sua altura e a da mesa.

De maneira geral, os móveis devem sempre estar adequados à nossa postura, e algumas empresas já detectaram essa necessidade do mercado e propõem boas soluções. Aposte em produtos de confiança, como os da Sanvel

2. Posição do computador

O computador precisa estar numa posição adequada para evitar dores na coluna cervical. O ideal é que a tela esteja na altura dos olhos para que a cabeça fique na sua posição anatômica normal, ou seja, reta e com o olhar para o horizonte. Isso evita que os músculos da coluna cervical como a porção superior do trapézio e o reto posterior, maior e menor, e lateral da cabeça fiquem alongados e fracos.

3. Posição dos pés

Em qualquer local que você esteja, o mais indicado é que os pés estejam tocando o chão completamente e também na posição anatômica, ou seja, com a ponta para frente e sem inclinações. Alguns locais colocam um suporte nos pés dos funcionários com o objetivo de ajustar esse posicionamento, mas não é o mais indicado.

Acontece que, como os pés ficam o tempo todo numa posição de dorsiflexão, ou seja, os dedos apontando para cima, os músculos podem sofrer danos. Por exemplo, na parte anterior do tornozelo, músculos como o tibial anterior podem ficar encurtados e outros, na região posterior, como o gastrocnêmio, podem ficar alongados.

4. Para pegar algo no chão

Vamos pensar em um profissional que passe o dia carregando caixas ou sacos pesados de um lado para o outro ou alguém que queira arrastar um móvel em casa. Essa pessoa precisa ter muito cuidado com a coluna e, algumas mudanças ajudam. Por exemplo, ao pegar uma caixa no chão, o correto é flexionar os joelhos para que o peso seja descarregado apenas nos membros inferiores.

Porém, o ideal mesmo seria que os locais de carga e descarga estejam na altura da cintura e não no chão no caso do descarregador. Esteiras elétricas são máquinas que ajudam e muito o trabalho e minimizam os problemas de postura e, consequentemente, de coluna.

5. Forma de dormir

Comecemos falando sobre o colchão ideal: os colchões duros demais ou os moles demais não são adequados, sendo que a melhor opção são os semi rígidos – que devem apresentar densidade de acordo com o peso da pessoa.

Quanto ao travesseiro, eles não devem ser muito altos e ter muita espuma pois sua função é deixar a cabeça alinhada com o resto do corpo e não mais alta.

A posição ideal para dormir é de lado e com um travesseiro entre os joelhos. Isso permite que a coluna fique alinhada com os membros inferiores e também evita dores na coluna lombar.

6. Para levantar da cama

Apesar de muita gente não saber disso, existe uma maneira correta para se levantar da cama. Ela é adequada tanto para evitar a dor nas costas quanto para aliviar os sintomas de quem já a sente. Veja o passo a passo:

  1.      fique deitado de lado na cama, com a face voltada para o lado que levantará;
  2.      apoie o antebraço e palma da mão do outro braço na cama para oferecer apoio e erga o corpo;
  3.      ponha uma perna para fora e depois a outra para sentar na cama;
  4.      se aproxime da borda da cama até que os pés fiquem completamente apoiados no chão;
  5.      agora é só se levantar.

Fazendo essa sequência todos dias, em pouco tempo essa forma de se levantar será algo natural e comum.

7. Para atividades domésticas

Limpar a casa pode ser um transtorno para pessoas que sofrem com a dor na coluna. Por isso, existem algumas dicas que podem ser seguidas para amenizar o sofrimento:

  • a pia deve estar na altura da cintura para cortar alimentos ou lavar os pratos e um dos pés devem estar apoiados em um suporte um pouco acima do chão;
  • na hora de estender a roupa, o varal deve estar na altura dos ombros;
  • ao varrer ou passar um pano no chão, mantenha a coluna sempre ereta e se precisar alcançar debaixo dos móveis, o movimento de agachamento deve ser feito.

Tudo que for realizado para minimizar o esforço e o excesso de movimentos é uma forma de tornar o trabalho mais fácil de ser realizado e pode ser encaixado como uma forma de ergonomia.

A melhor maneira de manter a sua coluna saudável é manter a atenção em relação a sua postura, praticar exercícios físicos rotineiramente e sempre contar com a ajuda de profissionais qualificados para orientações e serviços de saúde.

Gostou das dicas de ergonomia para evitar danos na coluna? Compartilhe esse conteúdo e ajude outras pessoas.