A dor na cervical, também chamada de cervicalgia, é mais comum do que se imagina. Cerca de 60% das pessoas sentirão dor nessa região em algum momento de suas vidas. A área da cervical pode ser identificada como a região do pescoço, ou seja, a parte que fica acima dos ombros e abaixo da cabeça.

Essa dor costuma ser preocupante pois ela pode ser o início da dor em outras partes da coluna. Como os nossos músculos formam uma grande cadeia, quando um sofre acaba transferindo esse problema para os mais próximos e assim, a dor vai se espalhando.

Quando começar a sentir esse incômodo constante, não exite em procurar ajuda médica, de preferência o ortopedista. Ele fará os exames necessários para fechar um diagnóstico e te encaminhará para os serviços de fisioterapia se for necessário.

As causas da dor na cervical

1. Postura inadequada

Essa é uma das principais causadoras da cervicalgia. Tarefas que podem parecer inofensivas como digitar no computador ou no teclado do celular ou mesmo assistir televisão podem ser a causa desse problema.

Uma das formas de evitar isso é usando algumas estratégias da ergonomia. A cabeça precisa estar em posição neutra, ou seja, com o olhar para o horizonte. Dessa forma, uma alternativa é colocar a tela do computador em cima de uma pilha de livros para evitar a curvatura do pescoço na hora de digitar. O mesmo vale para quando estamos usando o celular: a cabeça deve ficar numa posição neutra.

2. Travesseiros elevados

Travesseiros muito altos ou muito baixos podem causar a dor na cervical, pois ela fica numa posição inapropriada por muitas horas. A cabeça e o pescoço devem estar alinhados com o restante da coluna que, por sua vez, deve ficar paralela à cama.

Para assegurar que tudo está alinhado e em ordem, peça para alguém verificar a posição da sua coluna antes de dormir. Com o tempo você se acostuma com a postura correta.

3. Leitura

Ler é outro hábito inofensivo e que pode prejudicar bastante a sua coluna, especialmente se você gosta muito de ler ou passa boa parte do dia estudando. A cabeça baixa, na maior parte do tempo, acaba alongando demais os músculos da parte de trás do pescoço, deixando-os fracos.

A melhor opção é comprar um suporte para livros para que assim o pescoço não precise ficar curvado e a cabeça baixa.

4. Idade avançada

A dor na cervical também pode ser causada pelo avanço da idade. Diversas enfermidades ósseas podem acometer pessoas idosas como, por exemplo, a artrose que pode atingir a coluna cervical e provocar desgaste ósseo e dor constante. Outros problemas como hérnia de disco, também podem se desenvolver.

Como tratar a dor no pescoço

1. RPG

Um dos sintomas da dor na cervical é rigidez na região do pescoço que, normalmente, é causada pela tensão muscular. Os músculos dessa área como o trapézio, por exemplo, passam boa parte do tempo contraídos, sustentando a cabeça numa posição incorreta.

A RPG consegue alongar a musculatura tensionada, promovendo a descompressão articular e tracionando a região cervical. Isso oferece um certo alívio para as vértebras e discos intervertebrais e, consequentemente, alivia as dores.

 2. Pilates

O Pilates também ajuda no tratamento da cervicalgia, reeducando a postura, aliviando a tensão e fortalecendo a musculatura para evitar que a dor volte. Também consegue promover a educação do paciente para que ele tenha os cuidados necessários em casa a fim de evitar a dor.

Diversos exercícios feitos no Pilates podem ajudar com a ativação de alguns músculos – os extensores cervicais, por exemplo –, realizando mobilização cervical, trabalhando os músculos próximos à escápula, dentre outros.

3. Hidroterapia

É uma ótima forma de tratamento, podendo ser combinada com outras. Torna-se um momento de relaxamento para os músculos no qual a própria temperatura da água consegue ajudar. A hidroterapia é uma excelente alternativa para a intervenção na fase aguda da doença pois alguns exercícios em solo pode causar sobrecarga e dor na região.

Outro ponto importante é que o próprio movimento irregular da água consegue ser um tipo de massageador muscular, aliviando as dores e auxiliando no tratamento.

Na hora de procurar um profissional ou uma clínica de fisioterapia para iniciar o processo de cura, faça uma boa pesquisa. É muito importante saber se o profissional está devidamente qualificado para exercer a técnica com maestria e se possui o embasamento teórico necessário para traçar o plano de tratamento.

Você também sente um desconforto na região da cervical? Deixe um comentário e conte pra gente!