A hidroterapia é um dos recursos mais importantes dentro da fisioterapia e amplamente utilizado para o tratamento de diversas patologias. Essa forma de tratamento consegue oferecer inúmeros benefícios como relaxamento e ganho de força muscular, sendo útil para a cura e controle de várias doenças. Continue a leitura e saiba mais sobre a hidroterapia e seus benefícios.

O que é hidroterapia?

Indícios apontam que, cerca de 2 mil anos a.C., os egípcios já utilizavam a água com a finalidade de cura durante os banhos. Mas, foi com o passar dos anos, que a forma de usar esse recurso natural foi se aprimorando e novas técnicas foram surgindo. Esse percurso hoje nos trouxe à hidroterapia.

Na hidroterapia, o fisioterapeuta usa uma piscina específica para essa finalidade com profundidade, temperatura, medidas e todo um ambiente externo preparado para essa prática. E claro, o profissional deve ter especialização na área.

Também conhecida pelo nome de fisioterapia aquática, a hidroterapia, abrange algumas técnicas de realizar a reabilitação do paciente ou mesmo trabalhar na prevenção no avanço de uma determinada patologia. Vejamos quais são elas:

  • Bad Ragaz: são realizados movimentos com a finalidade única de promover a reabilitação. O paciente permanece o tempo todo na posição horizontal, com o auxílio de equipamentos aquáticos, e o profissional cria um programa com foco na promoção da facilitação do movimento e no desenvolvimento da resistência muscular. Esta técnica é bastante utilizada em pacientes pós-operatórios;
  • Halliwick: essa técnica abrange uma perspectiva mais global e oferece não apenas benefícios físicos como também emocionais. Usa-se conhecimentos como a biomecânica e hidrodinâmica para fazer com que o paciente aprenda a realizar determinados movimentos na água que não consegue em solo. Há uma grande aceitação desta técnica pelos pacientes neurológicos;
  • Watsu: é uma técnica oriental que promove o relaxamento do corpo no qual o paciente fica flutuando na água com o profissional dando suporte. É muito utilizado para tratar problemas emocionais como estresse e ansiedade e também patologias como a fibromialgia.

Quais são as indicações para hidroterapia?

A hidroterapia é indicada para os mais diversos casos de reabilitação e patologias. Por exemplo, pacientes que possuem artrose ou qualquer outro problema articular no quadril, joelhos e tornozelos se beneficiam e muito da redução de impacto e peso proporcionados dentro da água.

Com a utilização correta da água, é possível reduzir os impactos e realizar o fortalecimento muscular para que os movimentos em solo não gerem inflamação e, consequentemente, dor.

A hidroterapia é ideal também para idosos, especialmente para aqueles que apresentam um certo desequilíbrio, já sofreram quedas ou acamados. Como a água diminui o peso do corpo, o paciente se sente mais seguro em caminhar sem correr o risco de cair.

Para portadores de deficiência motora, a hidroterapia também é uma excelente opção de tratamento pois consegue oferecer maior estabilidade durante o movimento. Desta forma, o paciente pode caminhar sem o auxílio próteses como cadeira de rodas, muletas ou bengalas.

Às gestantes também é indicada a hidroterapia. Alguns estudos sobre o assunto conseguiram constatar que a imersão da gestante no meio aquático associado aos movimentos fisioterápicos favorece o débito cardíaco.

A hidroterapia tem sido cada vez mais recomendada nos casos de pós-operatórios imediatos, por ser muito benéfica na reparação de lesões musculoesqueléticas.

Também podemos citar outras patologias e condições clínicas que podem ser tratadas com hidroterapia associada ou não a outras técnicas de fisioterapia, como:

  • AVC;
  • Paralisia Cerebral;
  • TCE (Traumatismo Cranioencefálico);
  • Síndrome de Down;
  • Alterações posturais como escoliose, cifose e outros;
  • Pós-cirúrgico ortopédico;

 

Quais os benefícios da hidroterapia?

São diversos os benefícios proporcionados por essa área da fisioterapia. O ambiente mais estável oferece a segurança necessária para que os pacientes ousem mais e tenham maior liberdade de movimentos. A segurança reflete positivamente no tratamento.

Por esse caminho,o controle ou prevenção da doença apresenta um resultado mais rápido. Entre outros benefícios importantes da hidroterapia temos:

  • Aumento da ADM (amplitude de movimento);
  • Redução de edemas em casos de inflamação na fase aguda;
  • Alívio da dor, seja ela aguda ou crônica;
  • Relaxamento muscular;
  • Ganho de força muscular.

A fisioterapia aquática é um dos tratamentos que consegue oferecer bons resultados em menos tempo. Também é possível realizar atividades em grupo, promovendo maior interação e construindo atividades lúdicas tornando todo o processo de cura muito melhor. Quanto mais cedo você começar, melhores serão os resultados.

Gostou de saber um pouco mais sobre a hidroterapia? Deixe um comentário e conte pra gente!