Praticar exercícios regularmente é de extrema importância para a nossa saúde. A questão é que precisamos aprender a realizar a atividade física da forma correta, preparando o nosso corpo para esse novo hábito. Um estudo realizado com pacientes atendidos por fisioterapeutas conseguiu constatar que, de todas as lesões desportivas analisadas, 54% eram musculares, seguidas de lesões articulares e ligamentares.

Elas poderiam ser evitadas caso houvesse um trabalho preventivo de alongamento, fortalecimento e reeducação postural, direcionado para a necessidade individual de cada atleta, em busca de um equilíbrio muscular e, com isto, melhorando sua performance e reduzindo o risco de lesão.

Então, veja como o Pilates pode ajudar não apenas a evitar a lesão, como também melhorar o seu desempenho durante os exercícios.

Como o Pilates surgiu?

Em 1920 surgia, na Alemanha, uma das práticas mais conhecidas da fisioterapia atual: o Pilates. Seu criador, Joseph Pilates, foi uma criança bastante debilitada, tinha asma, raquitismo e febre reumática e desenvolveu a série de movimentos para melhorar a sua saúde. Aos 14 anos, já era tão saudável que recebia diversos convites para posar para cartazes de anatomia.

Inicialmente, Pilates criou 34 posições bases e, a partir delas, surgiram mais de 500 exercícios com o intuito de promover o fortalecimento e alongar a musculatura. O grande foco dos exercícios é trabalhar o centro da força ou a “Casa de Força” como ele chamava. Assim, o centro de todos os movimentos estavam na região do abdome que dava o suporte necessário para os exercícios.

Desta forma, entendemos que aliar o Pilates a outras atividades físicas é uma forma de potencializar os resultados. O praticante de Pilates terá mais resistência e seus músculos estarão mais protegidos e capazes de suportar maiores cargas e impactos sem sofrimentos.

Veja abaixo os benefícios que o método pode oferecer para a sua saúde e a sua performance.

Quais os benefícios do Pilates para as atividades esportivas?

1. Fortalecimento do core

Core, “Casa de Força” ou Powerhouse são os nomes dados para a região que se localiza entre o abdome e a coluna lombar. É lá que está o centro de equilíbrio do nosso corpo e usamos ele o dia inteiro para manter a nossa coluna de pé e todos os nossos movimentos.

Ter esse equilíbrio é essencial quando estamos praticando qualquer tipo de esporte ou atividade física. Fortalecendo o core, o atleta terá mais controle sobre a postura , mais fluidez , alinhamento corporal e economia nos movimentos gerando movimento mais seguro  e melhora na performance esportiva

2. Evita lesões

Quem pratica corrida, por exemplo, deve conhecer vários amigos corredores que já apresentaram alguma lesão ou dor. Articulações como joelho, tornozelo e quadril são as mais afetadas seja por conta da má postura ou da musculação enfraquecida.

Como o Pilates promove o fortalecimento muscular e também a melhora da postura, ele consegue evitar uma série de lesões comuns a diversos esportes. O fortalecimento ajuda na preparação dos músculos para a prática de exercícios de impacto como é o caso da corrida e de outros.

3. Aumenta a flexibilidade

Quanto maior a flexibilidade, maior a amplitude de movimento. Esse benefício interfere positivamente em diversas atividades físicas como a musculação ou mesmo a natação.

Por exemplo, ao trabalhar com uma determinada carga, é possível reduzir o peso e aumentar a amplitude de movimento. A hipertrofia ocorre da mesma forma reduzindo os riscos de lesão muscular ou articular.

4. Estimula a coordenação motora

A consciência corporal é de extrema importância, como um dos princípios a ser desenvolvido no método Pilates. É preciso conhecer o corpo nos mínimos detalhes e conseguir movimentá-lo a nosso favor.

Por exemplo, quem pratica algum tipo de dança, precisa de uma excelente coordenação motora para saber exatamente onde cada parte do corpo vai e em que momento. A prática do Pilates consegue melhorar e muito esse aspecto além de proporcionar músculos mais fortes e delineados.

5. Melhora a respiração

Para quem pratica exercícios aeróbicos de intensidade, o Pilates melhora o condicionamento respiratório, algo essencial para esse tipo de atividade física. Saber controlar bem a respiração melhora os resultados dos exercícios. Por exemplo, você consegue nadar ou correr por mais tempo sem se cansar quando os músculos da respiração passam por esse aprendizado.

A sua saúde é o seu bem mais precioso e o Pilates é, sem dúvidas, uma ótima forma de melhorar o seu desempenho nos esportes. Dedique-se a essa atividade, com profissionais qualificados, e colha melhores resultados em suas práticas esportivas.

6. Diminui o estresse

Por se tratar de técnica que alia a realização de movimentos ao ritmo respiratório, a concentração passa a ser fundamental que facilita até o reconhecimento dos seus desequilíbrios musculares de forma consciente.

 

7. Melhora a autoestima

Os exercícios realizados permitem que os alunos sintam um poder maior sobre o seu próprio corpo. Essa consciência corporal é parte importante na autoestima.

8. Trabalha o fortalecimento e alongamento simultaneamente

A maneira com que o Pilates mexe com o corpo, possibilita o fortalecimento e alongamento dos músculos, de forma simultânea. Essa prática gera movimentos mais precisos e equilibrados, com melhor controle do corpo, proporcionando um alinhamento e menor risco de lesão.

 

Você já pratica pilates? Conta pra gente qual a sua experiência, deixe um comentário.