Nosso dia a dia é bastante agitado: agenda lotada, compromissos de trabalho, filhos para levar à escola, fazer compras de supermercado, entre tantas outras coisas que precisamos fazer para manter uma vida razoavelmente equilibrada. O problema é que, muitas vezes, exageramos um pouco e o estresse não tarda a aparecer. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 90% da população do mundo sofre com algum nível dessa doença. Mas essa patologia pode e deve ser controlada, e a aplicação de ventosa é uma ótima estratégia para isso.

O que é a ventosaterapia?

A ventosaterapia é uma técnica bastante antiga e que vem se tornando cada vez mais popular por não ser invasiva e não oferecer muitos efeitos colaterais. Ela ficou bastante conhecida depois que o campeão olímpico Michael Phelps apareceu com diversos pontos roxos nas costas. As marcas foram deixadas pela ventosaterapia, ao estimular a circulação sanguínea.

Esse tratamento já era bastante utilizado na época da Grécia Antiga, mas de uma forma diferente: eram utilizados sanguessugas para ativar a circulação. Os efeitos eram bastante positivos nos atletas da época, pois reduziam as dores musculares e melhorava o desempenho.

Hoje em dia, com a técnica mais evoluída, as sanguessugas foram substituídas por ventosas – uma espécie de copo – feitas em acrílico, silicone ou vidro que são aplicadas no corpo do paciente com a ajuda de uma pistola de ar comprimido. Alguns ainda usam uma pequena chama, dentro da ventosa: o fogo consome o ar e, quando o vácuo ocorre – ausência de ar –, ele se apaga.

Com isso, uma pressão é feita em diversos pontos do corpo do paciente, ou seja, nos locais onde as ventosas são aplicadas. É essa pressão que consegue ofertar todos os benefícios do tratamento.

A ventosaterapia pode ser realizada de várias formas e modalidades diferentes. As ventosas podem ser posicionadas diretamente em pontos dolorosos do corpo, como por exemplo durante o tratamento de lombalgias ou cervicalgias. Podem ser posicionadas diretamente sobre os pontos de acupuntura e podem ser usadas em deslizamento promovendo a liberação miofascial e liberação de aderência cicatricial.

O tempo de cada sessão dura, em média, entre 5 e 15 minutos dependendo do quadro que o paciente apresenta e também dos seus objetivos. As sessões podem ser isoladas, ou seja, uma para combater um único problema, ou podem atender a várias necessidades, uma por semana.

Quais os benefícios e indicações da técnica?

A principal vantagem dessa técnica é a desintoxicação do organismo. É uma técnica bastante utilizada dentro dos métodos alternativos de tratamento e cura para problemas musculares como as tensões. Além desses benefícios temos:

  •         Ativa a circulação;
  •         Melhora o funcionamento do sistema digestivo;
  •         Auxilia no controle da hipertensão arterial;

Dentre as principais indicações para a Ventosaterapia estão:

  • Dores musculares (Pontos gatilho)
  • Limitação de movimento
  • Aderência cicatricial após cirurgia
  • Dores articulares
  • Fasceíte plantar

A ventosaterapia também pode ser utilizada como tratamento estético e pode ajudar na redução de medidas e também no tratamento de celulites.

Quais as contraindicações?

Algumas pessoas que apresentam patologias próprias do aparelho circulatório não devem passar por esse tipo de tratamento, como:

  •         Trombose;
  •         Hemofilia;
  •         Varizes;
  •         Tromboflebite;
  •         Hérnia abdominal;

Gestantes também não podem usufruir da técnica, especialmente se estão no primeiro trimestre. Como é o sistema circulatório da mãe que alimenta o bebê, a mudança ocasionada pela aplicação das ventosas, pode atrapalhar o fluxo.

Pacientes portadores de câncer ou com qualquer tipo de infecção também não podem ser tratados com ventosas. O maior fluxo sanguíneo e linfático pode espalhar células cancerígenas e produtos criados pela infecção.

Os hipertensos não são, necessariamente, uma contra indicação, mas precisam de maiores atenções durante o tratamento. É necessário aferir a pressão antes e logo após a aplicação.

Procure um profissional que seja especializado no assunto. É necessário que ele tenha um curso específico para a aplicação das ventosas. Cuide muito bem da sua saúde e procure ter uma vida mais saudável e equilibrada.

Gostou da ideia de relaxar através da ventosaterapia? Compartilhe com outras pessoas esta ideia!