Você já deve ter tido ou tem dor nas costas e certamente conhece pessoas que já tiveram. Essa é uma realidade bastante comum nos dias de hoje, já que, segundo o IBGE, são 5,4 milhões de brasileiros sofrendo desse tipo de  dor. Até os mais jovens estão passando por esse problema que, há pouco tempo, era considerado apenas dos adultos e dos idosos.

As dores ao longo da coluna podem ter causas múltiplas: passar o dia todo sentado, má postura, cadeira desconfortável, pegar objetos pesados da maneira incorreta, problemas musculares ou articulares, dentre outras razões.

Quando há dor, o melhor a fazer é procurar por um médico especialista. O especialista identificará as possíveis causas do problema através de uma avaliação completa e exames de imagem dando o diagnóstico final. Possivelmente, fará o encaminhamento para o fisioterapeuta que também traçará o diagnóstico com um plano de intervenção.

Em contrapartida, também há diversas formas de evitar que a dor nas costas apareça ou mesmo retorne apenas investindo em uma prevenção adequada. Listamos abaixo alguns hábitos e técnicas que podem te ajudar a ter uma coluna mais saudável.

Fortalecimento muscular

 

Uma das melhores abordagens para evitar a dor nas costas é manter os músculos da região sempre fortalecidos. Precisamos nos conscientizar que eles sustentam o nosso tronco e a nossa cabeça o dia inteiro e se não estiverem bem, a tendência é que comecem a fadigar e desenvolver problemas. Veja algumas soluções.

1. Pilates

O Pilates é uma excelente forma de cuidar melhor da sua coluna. Os exercícios e movimentos praticados nessa técnica tem o seu foco no centro de gravidade do corpo, também conhecido como core. Abarca justamente a região da coluna e do abdome, mais ou menos na altura do umbigo. Ele consegue promover um excelente fortalecimento muscular da região, evitando a indesejável dor nas costas.

2. Treinamento funcional

O treinamento funcional se baseia em exercícios e movimentos que são compatíveis com aqueles que usamos no nosso dia a dia. Essa prática usa a força do abdome de forma intensa e assim, consegue oferecer benefícios para a prevenção dos problemas na coluna. Também pode ser usado para o tratamento depois que a algia já está instalada.

Mudança de hábitos

Para evitar dor nas costas e que ela interfira negativamente no seu dia a dia, é necessário também a modificação de alguns hábitos.

Para quem trabalha quase todo o tempo sentado, a dor nas costas pode estar muito perto de se desenvolver. É preciso ter a consciência de que o nosso corpo não foi feito para ficar parado. Precisamos estar sempre em movimento, afinal passar muitas horas sentado já está sendo apontado como um dos hábitos que mais causa doenças.

Portanto, levante mais vezes, vá ao banheiro, tome uma água ou café, desça e suba pelas escadas. O objetivo é se movimentar e você precisará encontrar formas de fazer isso no ambiente em que estiver.

Outro ponto que precisamos ficar atentos é em relação à nossa postura. Passar muito tempo com o corpo numa posição inadequada pode trazer muitas dores. Como solução para a má postura, existe a RPG (Reeducação Postural Global).

A RPG trabalha com técnicas posturais de forma a promover a reeducação postural para as atividades exercidas no dia a dia pelo indivíduo. É uma técnica que ajuda na prevenção das dores nas costas de forma específica e personalizada já que um dos princípios dela é que cada ser humano é único. O alongamento dos músculos que ajudam na manutenção da postura é um dos seus objetivos.

Se possível, ajuste a tela do computador para ficar na altura dos olhos e a cadeira para que a mesa fique na altura da cintura. Já os pés devem ficar completamente apoiados no chão. A ergonomia deve fazer parte do seu dia a dia, não só o trabalho mas também em casa.

Acompanhamento profissional

O acompanhamento de um fisioterapeuta durante o tratamento, como também na prevenção das dores nas costas, é essencial para a sua segurança, pois movimentos realizados de forma incorreta podem desenvolver a dor ou piorar a já existente. Portanto, sempre opte por profissionais qualificados.

Gostou das dicas de como prevenir as dores nas costas? Conte pra gente qual método você usa para essa prevenção!