A gestação é um dos momentos mais fantásticos na vida de uma mulher e também é um período que exige maiores cuidados com a saúde. Não só a alimentação precisa estar em dia e adequada ao período, como também a prática de exercícios precisa ser inserida nesse contexto. 

O Pilates é adequado para as gestantes por diversas razões. Uma delas é o fato de ser um exercício de baixo impacto e por ajudar no fortalecimento de músculos que atuam no equilíbrio do corpo. Veja abaixo outros bons motivos para a mulher praticá-lo durante a gravidez!

É claro que quem vai dizer se a mulher pode ou não praticar exercícios é o médico que está acompanhando-a no pré-natal. Ele é quem possui as informações necessárias para saber se exercícios como o Pilates pode ou não oferecer riscos para o bebê.

Os benefícios do Pilates para gestantes

1. Ajuda na postura

Um dos problemas que as mulheres enfrentam durante é a gestação é a manutenção da boa postura, especialmente a partir do 5º mês. A barriga cresce e desloca o centro de gravidade para a frente fazendo com que a futura mamãe sobrecarregue alguns músculos do corpo que não estão devidamente preparados para isso.

Portanto, o Pilates é uma ótima opção não apenas para realinhar a postura como também para educar as gestantes, a fim de que elas possam manter um posicionamento correto ao longo do dia.

2. Diminui as dores

Boa parte das dores causadas pela gestação é consequência da musculatura enfraquecida. O corpo da gestante não foi devidamente preparado para sustentar o peso a mais que uma criança traz – fora que algumas mulheres ganham uns quilos extras nesse período.

Os exercícios de fortalecimento promovidos pela prática do Pilates ajuda no alívio das tensões musculares e também proporciona o suporte necessário para seguir com a gestação sem as dores que costumam aparecer.

3. Fortalece a pelve

A região do quadril, também conhecida como cintura pélvica, torna-se destaque nesse momento da vida da mulher. Afinal de contas, o bebê começa a se formar nessa região e também precisa dela para conseguir apoio dentro da barriga da mãe.

Para aquelas que pretendem seguir com o parto normal, quanto mais fortalecida essa região, mais fácil será o momento do parto e também a recuperação será mais rápida. Os exercícios do Pilates conseguem proporcionar a força que esses músculos precisam para auxiliar em todas essas situações.

4. Evitar dor na lombar

A região da coluna lombar é uma das partes do corpo mais afetadas durante a gestação. Enquanto a barriga aumenta, a curvatura natural dessa coluna se modifica e torna-se mais acentuada a cada semana. A lombalgia pode surgir caso os músculos não estejam devidamente preparados para isso e, na maioria das vezes, não estão.

A prática do Pilates ajuda no fortalecimento dessa musculatura, proporcionando maior alívio para as dores e ajudando a gestante a seguir com a gravidez com menos complicações e com maior liberdade.

5. Melhora o humor

Outro benefício que as atividades físicas proporcionam é a melhora do humor. A mulher grávida está com as taxas hormonais totalmente diferentes do normal e isso pode afetar a forma de sentir e agir em certas ocasiões.

A prática do Pilates ajuda a liberar substâncias que promovem o bem-estar como a serotonina e a dopamina. Assim, as tensões emocionais também podem ser aliviadas com a prática dessa atividade.

6. Melhora a respiração

O Pilates trabalha o sistema respiratório durante toda a sessão. A nossa respiração precisa estar em harmonia com os movimentos do corpo para facilitá-los. Durante a gravidez, especialmente nas semanas próximas ao parto, o bebê precisa de mais espaço e pode pressionar o diafragma para se ajustar na barriga da mãe.

Dessa forma, a respiração da gestante fica mais difícil e trabalhá-la é de extrema importância para garantir o devido aporte de oxigênio para ela e para o bebê. Se concentrar na respiração também ajuda quando as contrações aparecem e no momento do parto.

7. Proporciona uma noite agradável

A mudança física que a mulher sofre e as taxas hormonais totalmente diferentes podem prejudicar o sono da gestante, essencial para uma boa qualidade de vida. Com o crescimento do bebê, fica difícil encontrar uma posição que seja confortável para dormir.

O Pilates consegue ajudar na redução das dores e também a melhorar o humor da gestante, deixando-a mais relaxada e permitindo um sono com mais qualidade.

Lembre-se: na hora de escolher o profissional, certifique-se de que ele possui o conhecimento prático e teórico para traçar um plano de exercícios de acordo com o período da sua gestação!

Conhece alguma grávida que pode gostar dessas dicas? Compartilhe essa informação com ela!