Sentir dores no joelho é algo que está se tornando cada vez mais comum, especialmente se você pratica algum tipo de esporte sem acompanhamento profissional ou se possui alguma patologia associada, como artrite ou artrose. Assim, a dor no joelho pode acometer qualquer pessoa em qualquer idade.

Isso pode causar um grande incômodo e transtornos no seu dia a dia, fazendo com que, em alguns casos, você fique afastado das suas funções laborais. O mais importante é não levar a dor adiante, fazendo automedicação e tratamentos por conta própria. Portanto, não tome nenhuma atitude antes de realizar a consulta.

A boa notícia é que existem diversas formas de aliviar essas dores e conseguir levar uma vida normal, sem restrições. Vejamos abaixo quais são elas e como podem ajudar!

1. Fisioterapia

Várias técnicas da fisioterapia podem ser benéficas para a recuperação de lesões e prevenção de dores nos joelhos. É um trabalho que agirá na raiz do problema e não como um paliativo. Apesar de também reduzir as dores já nas primeiras sessões, a fisioterapia tem como foco o tratamento das causas do problema.

A conduta do fisioterapeuta é específica para cada paciente, sempre respeitando o tipo de patologia ou a fase da lesão. Veja abaixo algumas modalidades usadas para dores no joelho:

 

1.1 Alongamento

Dentro do acompanhamento fisioterápico, realizar alongamentos é uma ótima forma de aliviar as dores no joelho e também de evitar que outras partes do corpo fiquem comprometidas.

Quem sente dor nessa articulação, por exemplo, na perna esquerda, começa a compensar o movimento usando a perna direita como apoio e assim, os músculos dela passam a ser recrutados e utilizados com maior frequência. Isso pode provocar problemas não só no membro em si como também em outras partes do corpo como a coluna.

Outro problema que pode ser gerado por conta desse incômodo é o enfraquecimento e encurtamento dos músculos da perna na qual o joelho está prejudicado.

Tanto em um caso como no outro, os alongamentos conseguem não só prevenir que isso ocorra como também ajudam no tratamento e aliviando as dores. Eles devem ser realizados antes e depois do fortalecimento muscular.

 

1.2 Fortalecimento muscular

E falando nisso, o fortalecimento muscular não poderia faltar nesta lista. Prevenir as dores no joelho é a melhor das situações, e o fortalecimento muscular fundamental como forma de prevenção.

Além disso, a dor acaba limitando o movimento fazendo com que o membro seja menos utilizado e assim, os músculos passam a ficar fracos e, muitas vezes encurtados, provocando outros problemas nas áreas mais próximas.

Muitas lesões são causadas pela fraqueza da musculatura e, consequentemente dos tendões e ligamentos que fazem parte da articulação do joelho. Quando os músculos são fortalecidos, ocorre uma tração das partes moles o que acaba melhorando toda a área.

 

1.3 Compressas

As compressas são utilizadas há muitos anos e ainda conseguem ser bastante eficientes no tratamento da dor articular. As compressas frias ou de gelo, são indicadas para reduzir inchaço e edema, diminuindo o processo inflamatório que causa a dor.

Nos casos de pacientes portadores de artrite, a compressa de gelo pode não ser recomendada por aumentar a rigidez muscular e assim, aumentar a dor. Compressas com água quente podem ser a solução caso não haja nenhum processo inflamatório em curso.

 

2. Hidroterapia

A hidroterapia é a uma ótima opção para o tratamento de problemas articulares pois, dentro da água, os impactos são mínimos e os resultados excelentes!

É possível realizar o fortalecimento muscular em um meio livre de impactos e que oferece resistência ao movimento mais leve e natural. É ideal para situações mais delicadas, especialmente para pacientes obesos que precisam passar por esse tipo de reabilitação.

É também um ótimo ambiente para regularizar a marcha que costuma ficar bastante comprometida por conta das dores no joelho. Quando esse problema advém de traumas, muitos pacientes ficam com medo de apoiar os pés no chão e a água consegue minimizar esse sentimento oferecendo um maior equilíbrio corporal. Veja abaixo outros benefícios que esse tratamento pode oferecer:

  • melhora do equilíbrio corporal;
  • aumenta a amplitude de movimento e a resistência muscular;
  • oferece maior confiança;
  • melhor funcionamento do sistema cardiorrespiratório;

 

3. Pilates

O Pilates já é um método de tratamento e preventivo bastante conhecido e faz um grande sucesso em diversas partes do mundo. Muitas pessoas procuram esse tipo de serviço para tratar a dor no joelho.

Após identificar quais as possíveis causas do problema caso não tenha sido uma lesão por acidente ou algo do tipo, o profissional traçará a melhor conduta e como elas devem ser utilizadas, com que frequência e em qual intensidade.

O trabalho do Pilates no tratamento da dor é o de realizar o fortalecimento muscular. Além de aliviar os sintomas, ele também auxilia na prevenção, reduzindo ou eliminando o problema. Outros benefícios são:

  • correção postural;
  • melhora a coordenação motora;
  • reduz e elimina as dores na coluna;
  • aumenta a flexibilidade;
  • reduz dores articulares de uma forma geral;
  • promove o fortalecimento muscular;

Você sente dores no joelho? Conte pra gente como é a sua rotina e compartilhe as suas experiências!