A lombalgia é a dor que sentimos na coluna lombar, aquela que fica já no final da coluna e que pode incomodar bastante. Além da dor, a lombalgia pode ser um sinal de que algo mais grave pode estar acontecendo. Um desses casos de mais gravidade é a hérnia de disco, que pode acometer pessoas de diversas idades e que, se descoberta a tempo, é possível fazer um controle para evitar a sua evolução.

Neste ponto entra a  importância de ir ao médico ao menor sinal de dor. Não sabemos o que acontece dentro do nosso corpo e a dor é um alerta de algo não vai bem e precisa ser investigado. Portanto se você está com dor nas costas, consulte um médico para que ele possa fechar um diagnóstico e assim, você buscar o melhor tratamento.

Como tratar a hérnia de disco?

A hérnia de disco pode ser tratada com fisioterapia, um tratamento conservador caso não tenha indicação cirúrgica. Nesse caso iremos ressaltar a hidroterapia, uma excelente técnica que promove ótimos resultados.

Não há muitas contraindicações para esse tipo de tratamento. Não é necessário que o paciente saiba nadar, já que em nenhuma parte da piscina a água deve passar da linha dos ombros do paciente e, nas paredes, há barras para que a pessoa fique apoiada o tempo inteiro.

Além disso, durante a avaliação, o fisioterapeuta investiga se há algum problema de pele, incontinência urinária ou fecal, algum tipo de ferida, entre outros pontos que podem afetar a qualidade da água, a saúde do fisioterapeuta e de seus pacientes.

Em alguns casos, a hérnia de disco pode estar em um estágio mais avançado, sendo necessário realizar o procedimento cirúrgico de imediato. Um diagnóstico precoce e o início do tratamento o quanto antes pode evitar situações do tipo.

Além da fisioterapia, o uso de medicamentos pode ser necessário.

Quais os benefícios da hidroterapia para o tratamento de hérnia de disco?

1. Oferece menor impacto

Sabemos que o nosso corpo fica mais leve dentro da água e assim gera menos impacto. À medida que entramos na piscina, a quantidade de água que deslocamos nos empurra para cima e, por isso ficamos mais leves.

É uma propriedade física que consegue aliviar a carga que a nossa coluna carrega e assim, consegue reduzir a dor e também a compressão nos discos intervertebrais.

2. Promove relaxamento muscular

O calor ajuda a relaxar a musculatura e a piscina de hidroterapia deve estar numa temperatura média de 35°C. Esse aquecimento promove o relaxamento e, como consequência traz alívio das dores para o paciente.

Essa tensão muscular e formação de contraturas pode ser a causa da lombalgia e o tratamento com hidroterapia traz alívio das dores.

Além disso, essa temperatura também consegue ativar a circulação sanguínea, levando assim, mais oxigênio e nutrientes para os tecidos do corpo. Isso ajuda nos exercícios realizados na água e também ajuda a aumentar a amplitude de movimento.

3. Auxilia no fortalecimento muscular

A dor na coluna, assim como a hérnia de disco, pode ser causada por diversos motivos. Um desses motivos é a fraqueza muscular.

Quando os músculos do core, ou seja, do nosso centro de equilíbrio não estão fortalecidos, ocorrem compensações durante os movimentos. Estas, por sua vez, causam desequilíbrios e dores musculares que podem afetar a nossa coluna e causar, além da dor, a hérnia de disco por conta de movimentos repetitivos.

O trabalho de fortalecimento, nesses casos, é essencial. Além de ajudar no alívio da dor, também ajuda no controle, evitando que esse problema avance para uma maior gravidade. A hidroterapia é uma atividade que auxilia esse fortalecimento.

Procure por um profissional qualificado

Após consultar o médico e realizar o diagnóstico, o seu próximo passo é procurar por um estabelecimento que tenha um profissional devidamente qualificado para oferecer o melhor tratamento. Pergunte quais especialidades o profissional fez para atuar com a hidroterapia e verifique a estrutura do ambiente que a clínica pode oferecer.

Gostou de saber que a hidroterapia pode ajudar nos casos hérnia de disco? Compartilhe este conteúdo com outras pessoas!