Diversas patologias podem acometer as nossas articulações tais como artrite reumatoide e artrose. E, apesar de muita gente achar que são a mesma coisa, aqui estamos falando de duas patologias distintas.

Tanto a artrose como a artrite reumatóide se desenvolve em uma considerável porcentagem da população. Segundo uma pesquisa, só aqui no Brasil foi identificado quase 1 milhão de pessoas com artrite reumatóide. E, de acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a artrose – também chamada de osteoartrose, osteoartrite ou doença articular degenerativa – é a segunda causa de afastamento do trabalho aqui no Brasil.

Portanto, estamos falando de patologias de grande importância e que merecem a nossa atenção. Vamos agora conhecer um pouco mais sobre essas patologias e as diferenças entre elas.

O que são artrite reumatoide e artrose?

A artrite reumatoide é uma doença inflamatória e crônica que tem como principal característica a inflamação das articulações. Outros órgãos do corpo também podem desenvolver a artrite, mas é difícil acontecer.

Por ser uma doença autoimune, são as células de defesa que atacam o próprio indivíduo. Elas começam a destruir um tecido que ajuda no deslizamento entre uma articulação e outra: a sinóvia.

Já a artrose, cujo nome mais adequado é osteoartrite, também é uma doença que afeta as articulações e, na maioria dos casos, pessoas com mais de 50 anos de idade. Porém, o envelhecimento não é a única causa dessa doença. Assim como a artrite reumatoide, a artrose também é uma doença inflamatória.

As duas patologias causam inflamação nas articulações e isso é um dos fatores que faz com que as pessoas façam uma certa confusão. Porém, a artrite reumatóide é uma doença autoimune enquanto que a osteoartrite é causada, principalmente, pelo envelhecimento natural das articulações.

Principais sinais e sintomas

A osteoartrite é uma doença de fácil convivência, inclusive, existem pessoas que possuem a patologia, mas não apresentam os sintomas, não necessitando de tratamento.

Existem diversos tipos de osteoartrite e cada uma apresenta seus próprios sintomas já que ela pode acometer diversas partes do corpo:

  • nas mãos: costuma afetar todos os dedos, na articulação central na qual há formação de nódulos e a dor incomoda mais no período da manhã. Podem ocorrer também desvios dos dedos;
  • nos joelhos e quadril: é a forma mais comum e pode causar muita dor precisando de tratamento constante, além de causar dificuldade de locomoção. Pode ser necessário intervenção cirúrgica;
  • na coluna: aqui vamos encontrar os famosos bicos de papagaio que ocorrem mais na região do pescoço e lombar.

Já a artrite reumatoide começa a se manifestar em poucas articulações e causa rigidez, especialmente pela manhã. É o que os profissionais chamam de rigidez matinal. A articulação pode ficar inchada e dolorosa o que, por sua vez, prejudica também a locomoção.

A artrite pode acometer não só as articulações como também tendões cartilagens, ligamentos e até músculos. Também pode se desenvolver em olhos, pulmões, coração e sistema nervoso. Esse é outro ponto no qual essa patologia difere da artrose. A artrite pode causar diversas deformidades:

  • pé plano;
  • desvio lateral do hálux (dedão do pé);
  • joelhos para dentro (desvio medial);
  • aumento do punho também chamado de “mãos em dorso de camelo”;
  • “pescoço de cisne”;

Sendo assim, a artrite é uma doença mais grave que a artrose e, em alguns casos, o prognóstico pode ser bastante ruim, comprometendo consideravelmente as atividades diárias dos pacientes.

Formas de tratamento

Após consultar o especialista – o reumatologista – ele passará alguns medicamentos que devem ser tomados de acordo com a prescrição e também orientará o paciente para o tratamento fisioterápico. Veja quais são os mais indicados para os casos de artrite reumatoide e artrose:

1. Fisioterapia convencional

É a fisioterapia que quase todo mundo conhece, é também chamada de fisioterapia ortopédica. Aqui o profissional, por meio de exercícios de fortalecimento muscular e uso de aparelhos como o TENS, o ultrassom e outros, conseguirá reduzir a dor do paciente e permitir que ele tenha uma boa qualidade de vida e um dia a dia o mais normal possível.

2. Hidroterapia

É uma excelente opção para os portadores dessas patologias. Problemas articulares conseguem ser tratados com muito mais segurança dentro da água já que o ambiente gera um impacto menor nas articulações. A hidroterapia consegue relaxar a musculatura, reduzir a dor, fortalecer os músculos, melhorar a locomoção, aliviar os sinais e sintomas de estresse e ansiedade, dentro outro benefícios.

3. Pilates

Quando a dor já não incomodar tanto e você passar a praticar exercícios de fortalecimento muscular, o Pilates será de grande ajuda. Ele consegue melhorar o funcionamento da nossa coluna vertebral, dando maior alinhamento, reduz a dor e também aumenta a mobilidade articular.

Não há com o que se preocupar já que o Pilates é um exercício de baixo impacto. O fortalecimento dos músculos é de extrema importância já que eles acabam ficando fracos pela redução do uso por conta da dor.

Agora que você já sabe o que são artrite reumatoide e artrose, que tal entender sobre fibromialgia?